terça-feira, 12 de julho de 2011

Walmir Amaral, o bom entre os dez mais

Na lista dos dez maiores e melhores desenhistas de histórias em quadrinhos feitos no Brasil está, sem dúvida, Walmir Amaral. Filho de italiano com portuguesa ele nasceu no Lins, Rio de Janeiro, em dezembro de 1939. Autodidata Walmir aprendeu a desenhar rabiscando o chão e os cadern

os escolares, talvez por isso, por ter aprendido ao seu modo, o artista tenha um traço que é a sua assinatura. Seu primeiro contato com as HQ foi através do Globo Juvenil, onde aparecia o Fantasma, que o próprio Amaral desenharia anos depois.

Ainda adolescente, com apenas 17 anos, Walmir Amaral, através de uma namorada mais velha que ele, foi na Rio Gráfica Editora ( hoje Editora Globo ), onde fez um teste e ficou. Começou completando os desenhos do Fantasma e Cavaleiro Negro, entre outros heróis

. Na editora tinha uma geração de jovens talentosos que depois também passariam para a história dos quadrinhos brasileiros, entre eles Flavio Colin, Getulio Delphin, Benício ( que ganhou fama por seus desenhos para capas de livros de bolso e cartazes de cinemas ) e Milton Sardella. Esses quatro companheiros de Amaral já desenhavam quadrinhos e capas para a Rio Gráfica.

Walmir, enquanto “completava” as páginas de quadrinhos (quando era colocado o balão e a legenda o desenho tinha que ser completado), ficava observando o desenho dos seus colegas de estúdio. Certo dia, só para mostrar que também sabia desenhar histórias em quadrinhos fez dez páginas do Cavaleiro Negro. Mas, só pelas mais de cem capas que fez do Fantasma, de Lee Falk, o nome de Walmir Amaral está escrito nas estrelas da Calçada da Fama dos grandes nomes nacionais das HQ. É claro que os trabalhos de Amaral não foram só estes. Ele também desenhou e escreveu O Anjo, além de muitos outros personagens que ficaram no imaginário do leitor brasileiro de quadrinhos. Infelizmente estas palavras são dele: “ ...Fiquei desiludido com as histórias em quadrinhos. Elas tomaram muito tempo de minha vida. Não vou mentir dizendo que não ganhei dinheiro porque ganhei. Mas só naquela época” (Anos 1950 e 1970 ).

Visite o bom site WWW.mundodosquadrinhos.blogspot.com

Um comentário:

  1. Beleza de matéria, Mestre Wilde!

    Certamente o Walmir foi um dos maiores capistas que este país já teve, tamanha foi sua produção de lindas capas na RGE.

    E também era um desenhista de quadrinhos de mão cheia, tendo desenhado inúmeras aventuras do Fantasma, Mandrake, Flecha Ligeira, Cavaleiro Negro, O Anjo, entre outras, pela saudosa RGE (pois depois que virou Globo, praticamente não publica HQ). Também desenhou para outras editoras como Outubro e Taika histórias de terror e aventuras de O Vingador. Sem falar na editora Abril onde também desenhou o Zorro (Disney) e algumas outras aventuras na revista Crás.
    Parabéns por lembrar deste grande artista dos quadrinhos nacionais.

    Abraços

    Alvarez

    ResponderExcluir